quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Benefícios da tecnologia para a engenharia

Nos sistemas tecnológicos do amanhã rápido. Fluidos e auto-reguladores , as máquinas lidarão com o fluxo de materiais físicos: os homens com o fluxo de informação e percepção. Máquinas irão cada vez mais realizaras tarefas rotineiras; os homens, as tarefas intelectuais e criativas. As máquinas, assim como os homens, em vez de ficarem concentradas em fábricas gigantescas e cidades industriais, estarão espalhadas através do globo, ligadas por um sistema de comunicação, impressionantemente sensível, quase instantâneo. O trabalho humano sairá da fábrica e do escritório massificado, para a comunidade e o lar. Todos descrevem sociedades futuras dominadas pela máquina e pela tecnologia, organizadas politicamente sob a força de regimes totalitários, em que o homem é constantemente manipulado, condicionado e dirigido a pensar, agir e sentir como um autômato, sem vontade própria e sem liberdade.

Alguns filmes de ficção científica também veiculam uma visão sombria do mundo de amanhã. A sociedade parece ter-se tornado sucata de um tempo de opulência e de riqueza proporcionadas pela tecnologia. Esta se mostra, no futuro, falida e desbaratada, fonte de miséria, fome, dor e mazelas para o gênero humano. Exemplos de tais filmes são: Blade Rumner, o caçador d androides: a série Mad Max; The day, after, Apocalipse now,: O ovo da serpente: 1984: entre outros.


Tecnologia: um salto libertador

“Atualmente se presencia a ocorrência da segunda revolução industrial, apoiada em uma ‘tríade revolucionária - microeletrônica, microbiologia e energia nuclear” - e que tem como característica fundamental a ampliação das capacidades intelectuais do homem substituídas por autômatos, além da eliminação bem-sucedida do trabalho humano na produção e nos serviços.

Segundo Adam Schaff, pensadores maristas poloneses, a primeira e a segunda revolução industrial se assemelham no que diz respeito à ocorrência de um “salto qualitativo operado no desenvolvimento da tecnologia da produção°. No entanto, se a primeira revolução facilitou e incrementou o rendimento do trabalho humano, a segunda tem como finalidade a eliminação total desse trabalho”.

Referencias: http://www.faced.ufba.br/~edc287/t01/textos/01tecnologia.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário